terça-feira, outubro 27, 2009

Uma boa justificação...

"Escrevo porque não sei dançar como o Fred Astaire"

António Lobo Antunes

sexta-feira, outubro 23, 2009

José Saramago



Para mim, é muito simples. Há o José Saramago e depois os outros escritores. Não há qualquer dúvida, não penso duas vezes, nem pondero sequer outra possibilidade. É claro que existem muitos escritores que admiro, que gosto realmente de ler, que me prendem nas suas palavras, que me fazem querer acabar um livro no prazo máximo de dois dias, que me fazem parar e voltar atrás só pelo prazer de reler uma ou outra frase ou ficar embevecida a admirar a forma maravilhosa como descreveram algum facto. A minha opinião sobre o José Saramago não tem nada a ver com mediatismos, nem com polémicas, nem nada que se pareça. Descobri-o antes de ele ser Prémio Nobel e, desde há cerca de doze anos, no número 1 do meu Top Ten de livros está um livro escrito por ele que já li e reli uma série de vezes.
Admiro a sua trajectória de vida, a frontalidade e a forma como defende as suas ideias, sem nunca se render a comodismos ou caminhos facilitados. Admiro a forma inteligente como constrói personagens e enredos, o olhar perspicaz, a escrita acutilante, o discurso claro. Admiro a sua genialidade.

quarta-feira, outubro 21, 2009

Sábias palavras

"Não perguntes o caminho a quem o conhece, pois de contrário não te poderás perder".

um certo rabino judeu

quinta-feira, outubro 15, 2009

Herman, o Artista



Há cerca de duas semanas fui assistir a um espectáculo do Herman. Ia com muita curiosidade sobre a forma como ele iria "entreter" a malta... Devo dizer que foi muito interessante mesmo, muito divertido, sempre com o género de humor acutilante e inteligente a que nos habituou desde há tantos anos. Não posso nunca concordar quando se levantam vozes para dizer que ele deixou de ter piada, que ele está "cansado" e esgotou o reportório.  Nada disso, meus amigos... nada mais longe da realidade.

segunda-feira, outubro 05, 2009

Intrigada

Estou intrigada…
De vez em quanto, sabermos que somos observadas não tem piada nenhuma. Especialmente quando não percebemos o porquê da curiosidade.