segunda-feira, maio 22, 2006

Expressões da nossa língua I

Às vezes, ponho-me a pensar nas expressões que cada língua tem, nas expressões (às vezes, muito peculiares) que as pessoas utilizam. Uma delas é: "está como o tempo!", que se utiliza, normalmente, para dizer que alguém estará mal-humorado, ou não estará nos seus melhores dias.
Então, pus-me a pensar o quão limitativa e subjectiva era essa expressão.
Será que não podemos utilizar a expressão quando está bom tempo, ou seja, sol?
Será que as pessoas antes de utilizarem o “estar como o tempo” verificam cuidadosamente como está o tempo, para poderem usar a expressão com toda a justeza, depois de efectuarem uma séria reflexão, analisando as condições meteorológicas e o estado de espírito da pessoa a quem se referem?
E porque não a utilizam quando está um belo dia de sol, para descrever o estado de felicidade patente no rosto de alguém com quem falam? Ou quando está um dia de amenas temperaturas de Primavera, para falar de alguém que se apresenta admiravelmente calmo e sereno?
Como praticamente todas as outras, também esta é uma expressão nada linear.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá cara Tina, é verdade. Utilizamos expressões do "arco da velha" para quantificarmos ou adjectivarmos certas coisas. Como Por exemplo "é como diz o outro" qual outro perqunto-me eu?
"é boa ou bom como o milho" Eu até nem sou grande fã de milho, mas para uma galinha isto deve ser fantástico... e poderia continuar aqui enumerando uma quantidade de situações em que de facto não parece existir grande nexo na utilização de certas expressões.
Mas aqui fica o meu apoio às tuas cogitações e força continua.